Menu

Como ser um bom líder: o líder sempre conta uma boa estória

Comunicaçāo, Networking, Pessoas, Storytelling

Como ser um bom líder: o líder sempre conta uma boa estória

Como ser um bom líder: o líder sempre conta uma boa estória

 

 

Como ser um bom líder?

É muito importante que o líder conte boas histórias, caso contrário, não serão devidamente ouvidos. Para isso, a persuasão é a chave na hora de convencer o cliente.

como ser um bom líder 35mm agencia de marketing digital em branding em são paulo

“Vivemos uma época saturada de informações e a forma como uma história vai ser contada para um cliente, ou seja, a capacidade de persuasão do líder empresarial, é o diferencial para ser notado” diz Nick Morgan, presidente e fundador da Public Words, uma empresa de consultoria de comunicações.

Para Morgan, as histórias “pegajosas”, que possuem capacidade de trazer emoção, são mais eficazes que fatos e números. “Toda aquela coisa racional que achamos que são importantes no mundo dos negócios, na verdade, não são tão importantes assim, já que nem tudo ficará guardado em nossas mentes”.

Se você é leitor da 35mm já deve ter lido por aqui que os atributos emocionais tem um poder persuasivo usualmente maior que os racionais. Por isso, acreditamos mais em branding do que no marketing tradicional (leia aqui a diferença).

 

+ Bom, então, como posso usar o Storytelling para impulsionar a minha equipe ou as minhas vendas? Afinal, como ser um bom líder?

De início, para que uma história se torne atrativa e traga benefício para aquele que irá transmiti-la é preciso que se comece pela seguinte pergunta: Quem é o público e qual é a mensagem que eu quero compartilhar com eles? Que valores nortearão a minha liderança?

A partir daí a narrativa da história irá fluir objetivando a resposta da pergunta anterior. “No caso dos líderes, eles devem perguntas: qual é o núcleo moral que estou tentando implementar no meu time? Como posso tornar meus dizeres convincentes e deixar minha declaração a mais motivadora possível?”, diz Sachs, que exemplifica “Se há um comportamento em sua equipe colocando o fracasso como fora de cogitação na escala de opção, o líder pode optar por transmitir a mensagem que, na verdade, o fracasso é avô do sucesso”.

 

+ Antes de aprender a como ser um bom líder, você deve dar o exemplo com sua própria história.

Nesse caso, a memória de experiências próprias surge a favor da persuasão da história contada por aquele que lidera e deseja ilustrar sua mensagem. “Que acontecimentos em sua vida fazem você acreditar na ideia que você está tentando compartilhar? Pense em um momento em que os seus próprios fracassos o levaram ao sucesso em sua carreira, ou uma lição que um pai ou mentor lhe comunicou e como isso influenciou em você. Qualquer uma dessas memórias podem se tornar chaves para adentrar na questão emocional de uma história, tornando-a mais interessante”, diz Sachs.

Mensagens capazes de ilustrar lutas, fracassos e barreiras superadas são características que fazem com que o líder surja como uma figura autêntica e acessível. “A chave é mostrar sua vulnerabilidade. Deixar claro que você não é um herói, inatingível. Fuja do estrelismo, do protagonismo da história e, então se tornará mais acessível. Os funcionários não se motivarão com uma história sobre seu incrível carro com motorista e suas milhões de ações”, disse Morgan, fundador da Public Words.

 

+ Como ser um bom líder é antes de tudo ter o poder de motivar e engajar.

“A inversão de papéis é um ponto importante ao líder, que pode até ser a figura central, mas deve saber deixar o foco principal a cargo das pessoas que conhece, lições que aprendeu ou eventos que tenha presenciado e, se possível, esforçar-se para tornar o público – no caso dos líderes empresariais, seus funcionários – o verdadeiro herói. Esses ingredientes aumentam o engajamento e a vontade de comprar a ideia daquele que está ouvindo a história”, diz Morgan.

“Quanto mais você comemora suas decisões e conquistas, e se coloca num papel de grandeza extrema, menos chances você tem de conectar seu público com sua mensagem”. A dramatização é interessante e figura como fator motivacional para prender o ouvinte.

 

+ Como ser um bom líder: a motivação e engajamento vêm dos desafios!

“Não adianta contar uma história sem que nela haja luta, desafio. Há de se realçar esses pontos. Toda narrativa precisa de um conflito e os bons contadores de histórias se aproveitam bem disso”, diz Morgan.

“Se há um desafio que precise ser superado, uma barreira que precise ser derrubada ou qualquer elemento que torne a situação mais complicada, o bom líder não deve se ater ao caminho mais fácil. Tome o caminho mais difícil, pois todos gostam de saber que vão superar o desafio mais complexo. Isso nos coloca em provação”.

 

+ Como ser um bom líder: tome a união como ponto essencial.

A união dentro de uma empresa é criada pela história que seu líder conta e os líderes mais astutos, ao informarem que determinado desafio vai ser difícil, sabe exaltar o trabalho em equipe para que algo incrível seja atingido ao final de cada desafio complicado.

Para Sachs, uma história bem trabalhada pautada na união é capaz de nem exigir o esforço do público, pois as pessoas se tornarão parceiros na mudança, já que querem fazer parte do caminho mais difícil que será trilhado e alcançado em conjunto.

“Nem toda história precisa ser surpreendente. Ela pode ser simples. Aliás, algumas das histórias mais bem sucedidas e memoráveis são, relativamente, simples e diretas. Para isso, detalhes desnecessários devem ser descartados. Menos é mais. “Detalhes bem colocados, como a expressão em um rosto; como você se sentiu; as origens humildes de uma grande empresa; são pontos que prendem a atenção do público e que podem ajudar aos seus ouvintes a mergulharem em sua história e a levarem para casa”, completou Morgan.

 

E você, está esperando o que para motivar a sua equipe por meio de histórias?

Contar histórias é um esforço repetido e uma forma de arte real. A prática leva à perfeição.

A 35mm utiliza-se frequentemente da técnica do Storytelling.  Se deseja estendê-lo para sua empresa, clique aqui.

Ou compartilhe nas redes sociais:

 

Agência de Branding e Marketing Digital em São Paulo – 35mm
Share

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

UA-65834577-1