Menu

Estudo de Caso “como ser um líder”: Ancore a estória em suas experiências pessoais

Comunicaçāo, empreendedorismo, Gestāo, Networking, Pessoas, Storytelling

Estudo de Caso “como ser um líder”: Ancore a estória em suas experiências pessoais

Estudo de Caso “como ser um líder”: Ancore a estória em suas experiências pessoais

 

 

Como ser um líder?

Vince Molinaro, diretor-gerente da prática de liderança em Knightsbridge Solutions Capitais Humanos, maior consultoria de RH do Canadá, diz a clientes e funcionários que sabe exatamente quando seu rumo na carreira deu certo. Hoje ele sabe bem como ser um líder.

como-ser-um-lider-35mm-agencia-de-marketing-digital-branding-em-sao-paulo-2

Estava em seu primeiro trabalho fora da faculdade, com uma organização que ajudava pessoas carentes a se reerguer financeiramente. Vince amava a missão, mas o ambiente de trabalho era pouco inspirador. Pensava: “É isso que se chama ‘trabalhar’ no mundo real?”

 

+ Um bom exemplo o ensinou como ser um líder

Uma gerente sênior dessa organização, Zinta, sentiu que Vince queria ter um impacto maior, e pediu-lhe para se juntar a vários colegas de pensamento similar em um comitê para fazer de seu local de trabalho um ambiente mais positivo.

Eles começaram a fazer mudanças sutis, e as atitudes dos colegas de trabalho começou a melhorar. “Eu vi em primeira mão como um único gestor pode mudar a cultura de um lugar”, diz ele.

 

+ Como ser um líder pode mudar o ambiente de trabalho

Então, quando tudo ia bem, o pior aconteceu: Zinta foi diagnosticada com câncer de pulmão agressivo. Na sua ausência, a cultura ruim do escritório começou a voltar.

Em uma visita que Vince fez a Zinta no hospital, ela o contou que estava convencida de que sua doença era uma função direta de colocar-se num ambiente de trabalho tóxico por tanto tempo, já que nunca havia fumado, não tinha precedentes familiares da doença e era uma pessoa de hábitos saudáveis.

 

+ Como ser um líder pode mudar o rumo de seus funcionários

Pouco depois, Zinta enviou uma carta a Vince dizendo que ele seria confrontado com uma escolha importante ao longo de sua vida. Ele poderia permitir que as atitudes negativas de outras pessoas influenciassem o seu comportamento, ou poderia perseguir objetivos profissionais a favor de um ambiente de trabalho melhor. “Em seu momento de dificuldade, ela estendeu a mão para mim”, diz ele. “Ela foi uma mentora para mim.”.

Duas semanas depois, Zinta faleceu. Mas a sua carta mudou a vida de Vince, inspirando-o a deixar o emprego e começar seu próprio negócio de consultoria dedicada a ajudar as pessoas a serem melhores líderes. “Eu vi o tipo de clima e cultura que um grande líder pode criar”, diz ele. “Nos últimos 25 anos, eu tentei imitar isso.”

 

+ Como ser um líder influencia com boas histórias

Quando Vince começou a compartilhar esta história com os seus clientes, ele ficou surpreso com a reação deles. “Ocorreu uma conexão imediata”, diz ele. “É como se eles me entendessem de outra forma que eu nunca poderia atingir comunicando diretamente, sem o uso de fatos reais.”

“Foi um convite a fazê-los pensar sobre sua própria história e como outros líderes os influenciaram. No meu caso, aprendi como uma grande líder. Às vezes, os aprendizados vêm de líderes ruins. Seja qual for o caso”, diz ele, “o poder vem de compartilhar sua história com as pessoas que você lidera para que compreendam melhor o que o motiva.”.

Deseja ser um líder como Vince ou ter uma empresa inspiradora?

 

Sugerimos outras leituras sobre Storytelling:

– Storytelling: como aplica-lo na sua marca?

– Storytelling: 6 dicas essenciais para aplica-lo?

– Storytelling: como contar histórias inesquecíveis sobre a sua empresa que se vendem sozinhas?

 

Ou a 35mm pode assessorá-lo no Branding de sua empresa ou mesmo utilizar-se das técnicas de Storytelling. Basta querer e clicar aqui!

Compartilhe com seus amigos nas redes sociais:

Agência de Branding e Marketing Digital em São Paulo – 35mm
Share

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

UA-65834577-1