Conversão de consumidores através do Funil de vendas
Aqui em nosso blog, você já conheceu a definição da metodologia do Inbound Marketing e como ela pode ajudá-lo a se tornar uma marca de reconhecimento no mercado em meio a tantas outras. Mas hoje você vai saber um pouco mais sobre a Estratégia do Funil de Vendas no marketing, e a relação entre o Branding e Performance.
Em meio a esse cenário digital, tornou-se mais fácil criar um funil de vendas para atingir públicos específicos, que tenham mais a ver com a sua empresa ou produto.
+ Como funciona a conversão?
A conversão é um termo utilizado no universo digital com etapas e gatilhos que encontramos principalmente no e-commerce (comércio eletrônico), tendo como objetivo facilitar o processo de conquista de vendas.
Mas além disso, serve de indicador para compreender a relação do alcance e sua eficiência associada com a estratégia que foi empregada durante uma campanha. Reconheceremos a conversão quando: a pessoa cadastra seu e-mail para receber as notícias, procura ter acesso a publicações das newsletters, compra determinado produto ou toma qualquer ação que se almejava no início da campanha.
Basicamente, o funil irá traçar a relação do cliente desde o primeiro contato, em que a pessoa conhece a marca até o pós-venda. É possível entender a relação das pessoas que adquiriram o produto e aquelas que apenas visualizaram e não efetuaram a compra, por exemplo.
+ O Funil de Vendas consiste em 4 fases:
#1 Aprendizado e descoberta:
Nessa primeira etapa, o objetivo maior é fazer com que seu público desenvolva um interesse por algum assunto que terá uma relação posteriormente com seu produto, criando assim a possibilidade de venda. É necessário mostrar para eles que necessitam de tal para solucionar seu problema.
#2 Consideração:
O seu público começará a pesquisar mais sobre a oportunidade de negócio. Eles reconhecem a existência de um problema e que precisam de uma solução. A estratégia é nessa fase oferecer conteúdos exclusivos (e-books e tutoriais). Com isso, abrir-se-á a possibilidade de conseguir informações adicionais sobre seus futuros clientes, como o e-mail ou outras possibilidades de contato.
#3 Intenção:
O consumidor procura por opções pesquisando as mais viáveis, por isso, é importante ressaltar os diferenciais das soluções propostas por sua empresa.
#4 Compra:
Enfim, é tomada a decisão de compra do produto. Eventualmente poderá ocorrer contato na pós-venda (inclusive é recomendável que seja pró-ativo nesse momento para receber feedback e saber se o cliente se beneficiou com o seu produto/serviço).
Além de todo esse procedimento do Funil de Vendas, um dos passos para aumentar a conversão de leads em clientes é a questão de unificação das campanhas de Branding e Performance, como o site de reservas Booking.com executou.
Usando a criatividade, incitaram as pessoas a fazer reserva com uma propaganda que aparentemente incentivava a prática do esqui. A legenda “Turn resolutions into reservations. Best 2016 ever” acompanhou o anúncio. No canto inferior, nota-se a presença de uma chamada para que o cliente realize sua reserva no site. Com um curto anúncio de venda, o Booking mostra o seu propósito de promover experiências para seus clientes.
+ Facilidades da Estratégia:
Aliando as táticas de cada área do funil, é possível alcançar maior eficiência e facilidade para propagar a mensagem.
+ A imagem da sua marca
Para estabelecer a relação com o consumidor é necessário mostrar não só o produto, mas a identidade da sua marca.
A forma mais simples é se colocar no lugar de quem irá efetuar a compra e pensar no que ela anseia (benefícios defendidos pelo marketing) e nas crenças que esta possui (relação alcançada pelo branding).
No caso da empresa Aibnb, eles optaram por mostrar o benefício de aproveitar sua vida em outras cidades, sendo esse inclusive o propósito de seu público viajante. A empresa é focada no aluguel de casas, e por isso eles adotaram o lema “Don’t go there. Live there”, que em sua tradução literal significa: “Não vá lá. Viva lá”.
No anúncio, eles dão dicas e passam a ideia de que, além de boa qualidade, o serviço ainda traz comodidade.
O que buscamos é chamar a atenção tanto emocional quanto racional (com os benefícios oferecidos) para encaminhar os consumidores para as etapas seguintes do Funil de Vendas.
Para isso, a criatividade (que consequentemente ocasiona no reconhecimento de marca) será um requisito importante, além é claro, de uma boa visão estratégica já adquirida a partir da análise dos resultados do método.
A sua empresa já possui um funil de vendas? Ajudamos você, é só entrar em contato conosco.
Ou então, siga-nos em nossas redes sociais: