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Como empreendedores de sucesso utilizaram o MVP para crescer seu negócio?

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Como empreendedores de sucesso utilizaram o MVP para crescer seu negócio?

Como empreendedores de sucesso utilizaram o MVP para crescer seu negócio?

 

 

Empreendedores de sucesso não pensam somente: eles agem e usam suas conexões, ajudam a construir a marca e representam a empresa com energia e paixão. Afinal, são eles os donos da companhia, sendo ela de pequeno ou grande porte.

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Empreendedores de sucesso não tem vergonha de começar pequeno

Já imaginou ser atendido diretamente pelo CEO da empresa? Bem, mesmo que a empresa ainda não tenha renome ou prestígio no mercado, tal fato não deixa de ser relevante, principalmente se essa empresa vier a se tornar líder de mercado e chegar ao sucesso. Você poderá orgulhosamente dizer: “eu já fui atendido diretamente pelo dono”.

Brincadeiras à parte, assim foi o início da Food on the Table: uma startup que cria planos de refeições semanais e listas de compras que se baseiam nas refeições realizadas pela família e, em seguida, acessa os supermercados locais para encontrar os melhores preços. Ou seja, faz a compra de supermercado de acordo com seus desejos e ainda entrega receitas para os ingredientes entregues em casa!

A seguir, conheceremos a história desses empreendedores de sucesso. Você também pode ler o case do Groupon ao clicar aqui!

 

+ Como empreendedores de sucesso aplicam o MVP

A Food on the Table teve seu início com um único cliente, o qual chamamos de adotante inicial. Os adotantes iniciais são aqueles clientes que sentem a necessidade do produto ou serviço. Eles são os primeiros a conhecê-lo, e em geral, são mais tolerantes a erros e mais propensos a dar feedback. Mas cabe salientar que o CEO e fundador da FotT fez várias tentativas antes de conseguir o primeiro cliente que estivesse disposto a contratar o serviço. Os diversos “NÃOs” recebidos não desanimaram  Manual Rosso – CEO da FotT, pois ele sabia que precisava testar as suposições e hipóteses daquela ideia.

Suposições e hipóteses fazem parte do mundo das startups e a melhor forma de validar hipóteses é através de um produto mínimo viável ou MVP (leia mais sobre isso aqui). Do ponto de vista tradicional, muitos podem enxergar a tarefa feita por Manoel como ineficiente e onerosa – feita manualmente e cliente por cliente -, mas sob a ótica da teoria da startup enxuta, a FotT fez exatamente o que precisava ser feito: levou seu produto mínimo viável para ser experimentado e validado por quem de fato iria utilizá-lo, o cliente. Esse é o caminho dos empreendedores de sucesso: entregar o que há de mais valioso aos olhos do cliente!

 

+ O que aprender com os empreendedores de sucesso?

A cada semana, a FotT aprendia com aqueles adotantes iniciais o que era necessário para tornar o produto deles um sucesso, ao passo que corrigia aquilo que não estava funcionando a contento – nesse estágio o atendimento muitas vezes era feito na casa do cliente. A cada iteração nova do seu produto mínimo viável, eles conseguiam atender mais clientes. Com o tempo, começaram a entregar as listas e receitas através de e-mails, logo veio o software que fazia a análise das listas daquilo que estava em promoção e por último veio o recebimento on-line em substituição ao pagamento via cheque.

A lição que fica do case da FotT é que as suposições foram testadas por clientes reais. O ciclo construir-medir-aprender foi realizado de forma a aprender com o cliente o que de fato ele queria. Após o aprendizado, seguia-se para as mudanças de rota, e a cada nova iteração (repetição), o produto vinha com novas melhorias.

Lembremos que a ideia de automação estava presente desde o início do projeto da FotT, mas ela começou a ser desenvolvida apenas quando a quantidade de clientes estava muito grande, e por não mais conseguirem fazer esse trabalho de forma manual, viu-se a necessidade de automatizar.

Pode até parecer trabalhoso começar pequeno, mas essa forma pode economizar muitos recursos (dinheiro, tempo, esforço) no longo prazo. Isso porquê os empreendedores de sucesso são aqueles quem levaram diante somente ideias que importam para o cliente, gerando satisfação e fascínio pela marca.

 

 

Caso queira nossa ajuda para crescer seu negócio, estamos à disposição para lhe ajudar. Venha conversar com a gente, clicando aqui!

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Agência de Branding e Marketing Digital em São Paulo – 35mm
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