Menu

Administração e empreendedorismo: conceito de adm. empreendedora!

Comunicaçāo, empreendedorismo, Gestāo, Networking

Administração e empreendedorismo: conceito de adm. empreendedora!

Administração e empreendedorismo: conceito de adm. empreendedora!

Administração e empreendedorismo: conceito de administração empreendedora

 

Como? Isso mesmo, você não leu errado, administração e empreendedorismo (conceito), apesar de suas diferenças podem ter um “casamento” duradouro e gerar bons frutos (filhos).

Nesse artigo, você lerá sobre (clique em cima dos tópicos para ser direcionado):

+ Empreendedorismo (conceito),

+ Administração (conceito também),

+ Sobre a importância do casamento de empreendedorismo e administração,

+ Sobre como ter um produto perfeito não bastar para alcançar o sucesso,

+ Sobre porquê administração e empreendedorismo parecerem tão distantes,

+ Sobre a importância de fugir do “simplesmente faça”

 

Vamos explicar melhor para você entender do que estamos falando. Empreender é aventurar-se, porém não esqueça de antes planejar.

35mm-agencia-de-marketing-digital-branding-empreendedorismo-administracao

+ Primeiro, comecemos pelo empreendedorismo (conceito):


Inovadora, estimulante, ágil, dinâmica, ousada, transformadora, uau! Características usadas para descrever o empreendedorismo, e se olharmos por esse lado, o empreendedorismo é muito mais atraente do que a administração, ou seja, um excelente partido não é mesmo?

+ E a administração?


Bem, possui métodos e regras mais burocráticas, além disso, se utiliza de técnicas para controlar, organizar, dirigir e gerenciar. Mas uma coisa podemos afirmar, são essas técnicas que darão subsídios para que sua grande ideia atinja o sucesso, crescimento e muitos frutos.


+ Porque casar o empreendedorismo – conceito – com a administração?

Muitos empreendedores parecem possuir os ingredientes necessários para atingir o sucesso e acreditam estarem fazendo tudo certo: “possuem uma grande ideia (produto), uma equipe brilhante para fazer isso acontecer, tecnologia de ponta, e o mais importante, a ideia certa no momento certo”. Mas então por que acabam fracassando?

Porque desconhecem o processo (isso é administração) para transformar tudo isso em um produto viável e que agregue valor ao cliente, ou seja, será que os clientes querem isso que acabaram de criar?

Para o casamento perfeito foi criada a teoria da Startup Enxuta. Você pode ler seus princípios clicando aqui.

 

+ O produto/serviço perfeito não é o mais importante?


É isso sim! Primeiro, o que é perfeito para você é necessariamente perfeito para os seus consumidores? Segundo, precisamos acabar com o mito de que se desenvolvermos um produto incrível os clientes virão. É preciso mais que isso, e é aí que a administração entra em cena: você empreendedor precisa se preocupar com as questões burocráticas do seu negócio e com os detalhes que farão seu produto ser um sucesso ou não.

 

+ Então, por que tantos empreendedores repudiam a administração?

No mundo das startups, para muitos empreendedores,  falar sobre administração soa estranho, pois geralmente administração está ligada a processos mais rígidos, burocráticos e lentos, ao passo que as startups são ágeis, rápidas, inovadoras e dinâmicas…

Não conseguem enxergar a ligação entre empreendedorismo (conceito) e a administração.
E realmente, com tantas diferenças, parece um casamento impossível não é mesmo? Ei! Mas são as diferenças que fazem um casamento de sucesso e duradouro: cada um contribui com aquilo que de melhor possui.
Precisamos desconstruir essa distância criada entre empreendedorismo e administração e focar nossas ações empreendedoras, tendo a administração como background para apoiar nossas ações. Em ambientes mais tradicionais, podemos e devemos ter atitudes empreendedoras e ousadas também, ao passo que as técnicas da administração servirão de suporte para alavancarmos nosso empreendimento e nossas startups.

O mito de que ao trazer técnicas mais tradicionais para dentro de uma startup farão com que a criatividade seja minada precisa cair por terra. Não adianta termos uma equipe extremamente criativa, ousada, dinâmica, se ela não tiver um norte, um caminho ou um plano a seguir.

 

+ Fuja do “simplesmente faça”

Não queremos desencorajar ninguém, muito pelo contrário, mas a ideia do “simplesmente faça” já fez com que inúmeros empreendimentos com grande potencial sumissem após alguns anos, pois seus gestores na ânsia de não ter seu negócio “engessado” evitavam toda e qualquer forma de prática gerencial, com isso não queriam implantar qualquer técnica de gestão, processo ou disciplina.

Sabemos que o ambiente de uma startup é dinâmico e incerto, por essa razão, as técnicas tradicionais da administração precisam ser ADAPTADAS ao mundo das startups: não é uma receita de bolo que iremos pegar e seguir, até porque se assim fizermos, as chances de não dar certo serão grandes. A palavra de ordem é adaptação, ou seja, quais técnicas nós podemos aplicar, quais delas precisamos inserir dentro do nosso empreendimento, quais delas não se aplicam etc.

Ideias empreendedoras aliadas às técnicas de administração trarão o equilíbrio que seu negócio necessita e serão as molas propulsoras para atingir o sucesso.

Nós queremos te ajudar a fazer essa junção e ajudá-lo nessa caminhada. Clique aqui e venha tomar um café conosco!

Ou compartilhe essa ideia com os amigos: 

 

Agência de Branding e Marketing Digital em São Paulo – 35mm
Share

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

UA-65834577-1