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Estratégia Inbound Marketing: Como criar uma marca reconhecida?

Branding, Comunicaçāo, Gestāo de marca

Estratégia Inbound Marketing: Como criar uma marca reconhecida?

Estratégia Inbound Marketing: Como criar uma marca reconhecida?

 

 

Qual é o empreendedor que nunca sonhou em entrar com a sua marca para o ranking dos lideres de mercado? E sobre estar posicionado no mercado com o máximo de reconhecimento em seu setor? Como usar ferramentas como o Inbound Marketing com essa finalidade?

 

+ O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, conceito criado pela empresa americana Hubspot, tem se mostrado um ótimo aliado no jogo de mercado. O que se vê nesse novo cenário é a conquista dos clientes através de quatro passos, mas de forma inovadora, atraindo-os. Não existe mais aquela velha forma de comprar o interesse do público alvo através de inúmeras interrupções de propagandas.

Fundamental é entender que a cada dia o mercado se torna mais competitivo, são diversas corporações e um só setor, todos tentando convencer que determinado produto ou serviço de uma marca X é melhor do que as outras, e que de fato, supri alguma necessidade ou soluciona um problema.

É ai que se encontra a questão fundamental para ser um líder, é saber quais medidas devem ser adotadas, e como coloca-las em prática.

Para sair do cenário underground, calcular quais serão os próximos passos é essencial, porém, mais importante do que isso é saber qual será a ferramenta que mais se adequara ao plano de negócio.

 

+ Veja as fases do Inbound Marketing:

Na prática o consumidor passará sem se atentar por quatro fases criadas pelo Inbound.

Atrair a atenção do usuário é o primeiro passo, comum em todas as empresas, mas com tendências mais fortes nas empresas de pequeno porte.

O segundo passo que já é comumente conhecido por todo empreendedor é o ato de tentar converter o consumidor em lead, processo em que esse cliente entra em contato mais aprofundado com a marca, efetuando cadastro, enviando informações de contato, para posteriormente receber um conteúdo extra, geralmente por email.

Conseguiu passar da segunda fase? Então agora é um pouco mais fácil. Depois de efetuar o cadastro o consumidor receberá as informações exclusivas. Será realizado então, o fechamento. Aqui existem proximidade e possibilidade maiores de novos clientes com mais urgência de compra.

Não adianta se iludir. Aqueles que comprarem podem não virar um cliente assíduo.  Manter o relacionamento talvez seja a parte mais difícil, já que envolve o reconhecimento. Existe aqui uma necessidade de gerar o encantamento do pós-venda.

O melhor nessa fase é criar uma atitude de suporte diferencial, fazer o cliente sentir que o tratamento e envolvimento são especiais com ele.

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+ O êxito do Inbound em empresas de grande porte

A estratégia do Inbound Marketing é usada em N companhias e setores, como é o caso da Coca-Cola. Em sua propaganda eles oferecem um produto que desperta curiosidade dos possíveis consumidores. Insinuam que JUNTOS eles compartilham prazeres, ou como eles mesmo diriam, “momentos de felicidade” em comum.

O meio digital também serve como ferramenta importante para a produtividade e aproximação, que geralmente acontecem por redes sociais.

Dessa forma, os consumidores são guiados a pesquisar, a  ter contato pelo menos uma vez, o suficiente para serem envolvidos no encantamento. Paralelamente a isso vem a credibilidade, a ideia de marca que oferece qualidade, além de criar aproximação para com o público, facilitando a oferta do produto.

“Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem” – Peter Drucker

Seguir esses passos estratégicos é fundamental, é claro. Mas a atitude de tomar riscos também contará na hora de se estabelecer no ranking. Chegar lá não é uma tarefa fácil, mas se manter, é quase impossível.

 

 

Se precisar de ajuda para implementar o Inbound Marketing na sua empresa, fale conosco.

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Agência de Branding e Marketing Digital em São Paulo – 35mm
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