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Black Friday: Estratégias para impulsionar suas vendas

Comunicaçāo, empreendedorismo, Pessoas, Redes sociais

Black Friday: Estratégias para impulsionar suas vendas

Black Friday: Estratégias para impulsionar suas vendas

 

 

Em época de recessão da economia no cenário brasileiro devemos nos preocupar ainda mais com a forma em que promovemos o nosso negócio. Se você ainda está pensando em estratégias  para alavancar suas vendas, a Black Friday é o momento certo para fazer isso. Em 2015, as vendas na semana da Black Friday — evento que acontece sempre no dia 25 de novembro — aumentaram quase 3 vezes, comparado a semana anterior, segundo a E-bit.

Além disso, o aumento de 5% nas compras realizadas em novembro em comparação aos últimos dois anos demonstra que as pessoas estão adiantando as compras de Natal, segundo a GfK. Dado que corrobora com o levantamendo Holiday Survey da IPSOS o qual afirma que 66% dos entrevistados dizem sofrer influência do Facebook em suas compras de Natal, enquanto 34% dizem o mesmo sobre o Instagram.

De acordo com estudos feitos pelo organizador do evento, o Busca Descontos, as projeções para 2016 são ótimas em relação aos anos anteriores, e mostram um aumento de 34% nas vendas, sendo que haverá movimentação de 2 bilhões durante esse período aqui no Brasil.

E aí, já pensou como anunciar? Então acompanhe as dicas que a 35mm elaborou para você aquecer o seu comércio no dia 25 de Novembro.

 

+ Dicas de planejamento para a Black Friday

#1 Olhar resultados preliminares

Como foi a sua campanha no ano anterior?  O que deu ou não certo? Devemos pensar é claro que muitas das estratégias que foram usadas antes podem não dar o mesmo resultado em 2016.

Existe uma mudança constante do público, principalmente com relação a forma interação com eles. Sem contar que pode haver uma mudança quanto aos produtos, idades ou classes para os quais os produtos foram feitos, obrigando-nos a fazer alterações na forma como são divulgados.

De qualquer forma, averiguar todos os pontos negativos e positivos podem ajudar a elaborar novas formas de dar um up e consequentemente chamar a atenção para o seu produto.

 

#2 Qual seu objetivo?

Definir seu foco ajudará no planejamento eficiente e pode impulsionar as vendas, e quem sabe criar um relacionamento sério durante a Black Frida entre o consumidor e a sua marca.

 

#3 Faça uma planilha

Aqui alguns dados importantes devem ser levados em consideração e estudados.  Atenção para as possibilidades de itens que devem ser colocados nesse arquivo: informações do seu produto, valores, dados sobre clientes, seus diferenciais e o mais importante são as informações/comparações com os concorrentes.

 

#4 Estude seus clientes

É necessário saber seus principais desejos, hábitos, quais expectativas, e o que eles esperam encontrar na Black Friday 2016. Estude-os e isso ajudará a alcançar melhores resultados.

 

#5 Comunicação online

Que tal alguns lembretes para que os seus clientes saibam das novidades e promoções? Os usuários que desejam fazer compras sempre começam fazendo pesquisas em seus smartphones, especialmente nas redes sociais, esse é o meio mais eficiente por sua praticidade.

Existe grande influência das redes sociais na hora das compras! É o que confirma uma pesquisa da Holiday Survey da IPSOS. O levantamento indica que 66% dos entrevistados dizem sentir a influência do Facebook em suas decisões de compra, principalmente na época que antecede o Natal. O mais impressionante foram os números de interações na rede que chegou a 44 milhões, sendo que 83% deles foram através do celular.

Esse tipo de comunicação é essencial visto que o número de consumidores online chega a 40 milhões, segundo pesquisa feita pela Provokers e encomendada pelo Google. Também estimou-se que 75% dos usuários já estiveram presentes em ao menos alguma das edições da Black Friday. (Leia sobre aqui)

Toda campanha deve ser criativa, principalmente as que são feitas por meio das mídias sociais, já que interagem diretamente com o público. Nosso objetivo maior aqui é fazer com que eles cliquem no link das propagandas mesmo quando não é um produto que estão de fato procurando, mas que, ao lhes chamar a atenção, acabam direcionado o usuário para o site da loja.

Outro meio, também voltado para redes sociais, são os e-mails, ainda muito usados como ferramentas para vendas online. Nesse caso uma mailing list, lista de contato com endereços de email de seus clientes, pode fazer toda a diferença e devem ser utilizadas para se aproximar dos clientes. Não se esqueça de solicitar o e-mail de cadastro aos usuários que acessam o seu site. Você já fez isso?

 

#5.1 Técnicas

Pesquise as necessidades do seu público: “o que eles estão procurando?” Depois de saber a resposta, você pode colocar um frase bem criativa no “assunto” do e-mail  ou no início de sua postagem nas redes sociais de forma que deixe o consumidor ainda mais curioso. Só não se esqueça da fidelidade dos velhos clientes, esses devem ser valorizados. Dica: faça um material exclusivo para eles!

Nas redes sociais é importante saber promover um marketing especial, o público que está ali deve ser pego de surpresa, e todo conteúdo deve ser de fácil acesso, já que em meio a tantas postagens é difícil se sobressair e divulgar a sua mensagem. Veja algumas dicas para conseguir conectar-se facilmente com seu público:

 

      + Faça link entre todas as suas redes sociais

               + Fotos e videos são as principais formas de comunicação

      + Tenha uma conta comercial no Instagram (Instagram for Business)

      + Utilize hastags específicas da sua marca

      + Faça interações diretas com os seguidores

      + Mostre o backstage da empresa

      + Faça parcerias

      + Faça o planejamento de suas publicações

          + Encontre aplicativos de apoio para receber feedbacks sobre sua páginas e ser auxiliado por eles; descubra os aspectos que devem ser aprimorados.

 

#6 Crie possibilidades

Essa é a uma das mais importantes. Apesar de acharmos que é obvio a questão da promoção, ela deve-se ser estudada com empenho para ser colocada em prática. O pré-requisito é usar e abusar da imaginação e visar os benefícios oferecidos pela empresa ao cliente.

Passamos em frente às vitrines e visualizamos nos sites: “Leve 3, pague 1”, ou então, “Aqui você encontra produtos com até 80% de desconto”. Isso exerce atratividade aos olhos nervosos do consumidor, que são incentivados a comprar mais. Essa é sem dúvida uma oportunidade única que beneficia ambos os lados, tanto o comércio, como o consumidor.

Para se criar um futuro vínculo, alternativas como cupons de descontos em compras futuras podem ser disponibilizado para os clientes. O principal foco aqui é pensar e investir na imaginação, já que em outras épocas  do ano as vendas não se apresentam tão expressivas.

 

+ Erros pertinentes das empresas na Black Friday

É imprescindível você saber que os erros aqui devem ser evitados, já que é uma época em que há grande movimentação e há a procura assídua pelas melhores promoções. Todos fogem e tem medo de promoções fraudulentas, não é mesmo?

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Alguns erros dos comércios que são constantes e deveriam ser evitadas:

    + Promoções maquiadas

    + Falta de empenho no atendimento aos clientes

    + Despreparo da equipe

    + Foco na queima de estoque e não na qualidade do que será oferecido

    + Falta de preparo antecipado para promover as ofertas

 

+ Ações da Black Friday que obtiveram sucesso

A empresa de roupas sociais Colombo anunciou suas promoções para a Black Friday na Vila Olímpia por meio de um desfile no céu da cidade. A ideia foi inusitada e criativa ao colocar manequins equipados com drones vestindo as peças da marca em frente a escritórios comerciais.

 

 

Ah, e lembra-se das redes sociais e as parcerias a que nos referimos anteriormente? Olha só essa conversa no Twitter, entre a Marisa e a Magazine Luiza:

 

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O mais importante é criar promoções verdadeiras para que ninguém saia no prejuízo. É necessário criar uma relação de confiança, passar informações verdadeiras, mostrar bons serviços e a boa qualidade dos produtos.

A sua empresa precisa de dicas para uma boa ação na Black Friday? Ainda não se programaram? Então entre em contato conosco e te ajudaremos na sua campanha.

Ou então siga-nos em nossas redes sociais:

 

Agência de Branding e Marketing Digital em São Paulo – 35mm
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