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Lovemarks: Como conquistar fidelidade através do apelo emocional

Branding, Comunicaçāo, empreendedorismo, Gestāo de marca, Pessoas, Redes sociais

Lovemarks: Como conquistar fidelidade através do apelo emocional

Lovemarks: Como conquistar fidelidade através do apelo emocional

 

 

 + Afinal, o que são os Lovemarks? 

Lovemarks é o termo utilizado por Kevin Roberts, CEO mundial da Saatchi & Saatchi e autor do livro Lovemarks – O Futuro Além das Marcas, para designar a ideia de “marcas de amor”. Pode ser considerada como a relação mais fiel existente entre uma marca e o consumidor. Envolve sentimentos e a corrida de várias empresas para chegar primeiro ao coração do cliente e do mundo.

 

 + Relação formada pela compatibilidade de ideias

A idealização de uma campanha de marketing, nesse caso, é feita por meio da busca por identificação e emoção do cliente com o conteúdo divulgado pela empresa, criando vínculos e posteriormente uma relação mais consistente e fiel.

O receptor costuma se perguntar quais são as semelhanças do que é apresentado com seus momentos, sentimentos e principalmente, seus valores.

Existe sempre um contexto, uma história por trás da apresentação de um novo produto. Toda essa produção possuí voz própria.

 

Lovemarks 35mm agência branding marketing

 

Kevin Robests, Chefe executivo da Saatchi & Saatchi e criador da expressão Lovemarks cita três passos para conseguir os “fãs”, o amor pela marca. São eles:

 

         + Mistério

   + Sensualidade

   + Intimidade

 

As propagandas que impactam mais o receptor da mensagem principal em um comercial são as que estabelecem maior relação entre a marca e o consumidor e criam maior possibilidade de reconhecimento.

 

 + As imagens tem poder e dialogam com o consumidor

Uma pesquisa realizada pela jornalista do New York Times, Denise Grady, em 2008, e que foi publicada no livro Contágio: por que as coisas pegam, de Jonah Berger, mostrou exatamente que a razão de compartilhamentos de conteúdos se dá pela importância de cada tema para quem está recebendo a mensagem principal da propaganda. 

As pessoas adoram compartilhar de tudo , especialmente opiniões e informações que consideram relevantes em suas redes sociais, moldando sua relações e o discurso humano.

O conjunto de imagens, fotos, sons, cenas são usados para entrar no inconsciente, mexer com o lado sentimental de cada um. Qual o poder de uma imagem perante o consumidor? Qual significado dela para você?

 

   + Empresas que usaram o apelo emocional de forma eficiente

Você com certeza se lembra dessa propaganda da marca Budweiser. Vamos relembrar com você o comercial que emocionou o público com o um filhote de Golden, um cavalo e seu dono.

 

 

A propaganda intitulada “Lost dog” promoveu comoção ao mostrar a relação afetiva entre os animais, e sem dizer uma palavra introduziu a mensagem de “amizade e companheirismo” de forma eficiente. Consequentemente, através do sentimentalismo, conseguiu compartilhamentos em redes sociais, além de comentários do público e da mídia.

A propaganda rendeu matéria no portal de notícia do G1, e foi premiada como a melhor propaganda, pela Super Bowl Admeter. (Veja a matéria aqui)

Para completar foi usado recursos sonoros. Como pano de fundo utilizaram a música “Let her go”, da banda sueca Passenger, embalando quem assistia ao vídeo.

 

Já nessa propaganda do grupo O Botícario, eles conseguem atingir os consumidores, fazendo com que se sintam tocados com o desfecho emocionante da história. Como na maioria de seus comerciais eles usam personagens simbolizando a família para gerar maior compatibilidade com seu público alvo.

Esse tipo de linguagem chama a atenção e gera repercussão midiática tornando-se viral entre internautas e conquistando novos clientes, já que a emoção faz parte do ser humano. Inclusive esse é o objetivo do apelo emocional nas propagandas: gerar mais lovemarks através da identificação.

 

Se você deseja saber mais sobre como usar o apelo emocional a seu favor, fale conosco.

Ou compartilhe nas redes sociais:

Agência de Branding e Marketing Digital em São Paulo – 35mm
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