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Marketing boca a boca e um sanduiche tão caro quanto ouro

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Marketing boca a boca e um sanduiche tão caro quanto ouro

Marketing boca a boca e um sanduiche tão caro quanto ouro

 

 

Marketing boca a boca: como alcança-lo? Qualidade, preço e propaganda ajudam, mas não são a razão exclusiva para explicar o porquê determinado produto e/ou propaganda alcançam sucesso e engajamento social.

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Tal premissa é tão verdade que se analisarmos alguns vídeos de sucesso no Youtube, iremos perceber que muitos deles são bem ruins em termos de qualidade, e mais, pouco ou nada se gastou em publicidade. Exemplo recente seria o “Tá tranquilo, tá favorável”, rs.

Então o que explica o sucesso de certos produtos, propagandas e até dietas “milagrosas”? Acertou quem respondeu: o marketing boca a boca (clique aqui para ler mais sobre o assunto).

 

+ Marketing boca a boca: o caso da Barclay Prime

Essa “arma poderosa” é a validação de algo, e mais, geralmente a indicação vem de alguém próximo de nós, o que dá ainda mais credibilidade. Não acreditam? Pois bem, já ouviram a história do famoso sanduíche da Filadélfia que custava cem dólares?

É, ele existe, e foi o grande responsável pelo sucesso do marketing boca a boca de uma churrascaria que há mais de dez anos é sinônimo de sucesso nos Estados Unidos.

Bem provável que depois que você ler um pouco sobre esse famoso sanduíche também comece a falar sobre ele, ou pelo menos sobre o preço que cobram por ele.

Howard Wein mudou-se para a Filadélfia em 2004. Cansado de administrar grandes negócios, todos de sucesso, queria gerenciar algo menor, e conseguiu. Obviamente tão desafiador quanto os anteriores, porém com menos caixa para investir em publicidade e propaganda, teve que bolar algo diferente, e não é que ele conseguiu. Vamos ao caso.

Weim fora designado para projetar e lançar uma nova e luxuosa churrascaria, e a julgar pelo cardápio, agradaria os mais refinados paladares: caviar russo, linguado pescado à linha horas antes e enviado via Fedex para ser servido naquela mesma noite não seriam suficientes para atrair a clientela e fazer com que as pessoas falassem a respeito do negócio.

O que fazer para que as pessoas entrassem na estratégia de marketing boca a boca da Barclay Prime? como torná-la atrativa, desejável e mais importante, que as pessoas falassem para seus amigos e conhecidos sobre ela?

Por que falar sobre a abertura de uma nova churrascaria, sendo que dados indicam que para cada bistrô americano que abre as portas nas grandes cidades, existem dois virando a esquina seguinte?

 

+ No marketing boca a boca crie algo inédito e inacreditável

A sacada de Weim foi criar algo que as pessoas comentassem, mas não podia ser algo comum para que o marketing boca a boca desse certo. Eis que o seu sanduíche de cem dólares virou febre: todos queriam falar, comentar, e conhecer sobre esse sanduíche de preço inimaginável. Obviamente não era qualquer sanduíche, era “um senhor sanduíche”, a julgar pelo preço cobrado, era tão caro como comer ouro, porém muito mais saboroso, rs.

Comum na Filadelfia, o sanduíche de filé com queijo é algo que se encontra em algumas centenas de lugares. Se era tão comum, qual era o segredo do sanduíche da Barcley Prime?

Simples! Ele transformou o humilde sanduíche em uma experiência gastronômica surreal, no estopim para o marketing boca a boca, e para provar tal iguaria estipulou um valor: veja que agora, não estamos falando apenas de preço, mas de VALOR.

Ok, mas o que havia de tão estupendo nesse sanduíche? Brioche fresco feito na casa, pincelado com mostarda caseira. Um pouco de filé de Kobe em fatias superfinas, marmorizado à perfeição. Em seguida, colocou cebolas caramelizadas, tomate sem pele e queijo Taleggio triplamente cremoso. Tudo isso coberto com trufas negras sem pele, colhidas à mão, e por fim, calda de lagosta na manteiga. Ufffaa!!!
Ah! Para dar o toque final, foi servido com uma dose de champagne Veuve Clicquot gelada.

O que acham que aconteceu?

 

+ Qualidade é importante, mas o “assombro” que fez toda a diferença para o marketing boca a boca

Um verdadeiro burburinho em torno dessa criação. Obviamente que o sanduíche era maravilhoso, não se pode negar, mas o que Weim fez foi criar uma grande discussão sobre o assunto, e a qualidade do produto depois apenas serviria para comprovar que o preço cobrado valia o investimento.

Até mesmo quem não provou dele, falava a respeito. Weim criou um verdadeiro “contágio”. O boca a boca em torno do sanduíche de cem dólares fez com que muitos ficassem curiosos para conhecer essa nova churrascaria. Muitos meios de comunicação como o Usam Today e o Wall Street Journal publicaram artigos sobre tal experiência gastronômica, o que gerava mais ainda desejo nas pessoas para conhecer o local.

Deu certo! Há mais de dez anos a Barclay Prime está com suas portas abertas, ganhou inúmeros prêmios e construiu ao longo da historia uma legião de fãs, que fazem propaganda de graça sobre ela.

 

 

Então, vamos criar uma conversa sobre seu produto? Que tal? Venha para 35 mm!

Ou compartilhe com seus amigos:

 

Agência de Branding e Marketing Digital em São Paulo – 35mm
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