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Marketing: Produtos que ganharam o status de marca

Branding, Comunicaçāo, Gestāo, Gestāo de marca

Marketing: Produtos que ganharam o status de marca

Marketing: Produtos que ganharam o status de marca

Tudo se resume a um bom marketing! Com certeza você já teve que fazer uma lista de coisas que precisava comprar no super mercado. Pensando nisso, paramos para lhe fazer um questionamento…

No super, você lembra de um item essencial, e resolve pedir ajuda a um vendedor. Afinal, você pede por uma lamina de barbear ou pelo Gillete? Hastes flexíveis ou Cotonetes? Nas duas perguntas você respondeu a segunda opção?

Bom, é sobre isso que vamos falar, afinal nem sempre os consumidores comprar o que pensam!

 

+ Cases de produtos que ganharam status de marca

Parece obvio, mas nem todos sabem que o Gillete é da multinacional Procter & Gamble. O produto foi batizado com o sobrenome do criador, King Camp Gillete. Já a Cotonetes na verdade é um produto exclusivo da Johnson & Johnson. O termo “haste flexíveis” foi utilizado pela primeira vez em 1920, quando um polonês, o Leo Gersternzang,  desenvolveu o objeto para limpar os ouvidos da filha. Porém, a marca investiu em publicidade, e a competência da agência responsável construiu uma reputação do produto.

 

 

Marketing-Produto-marca-Gillete

 

Ser “dominante” pode ser um vantagem competitiva. A marca pode se tornar conhecida quando começa uma nova categoria de produtos (o Band-aid, por exemplo), ou por meio de uma comunicação forte. Claro que esse não é o único fator. A demanda também é essencial, ou seja, quando existe muita procura, se torna mais conhecida. Por fim, e uma das mais importantes é a comunicação boca-a-boca, que pode estar associada com as outras formas.

Quando há necessidade e desejo, a categoria torna-se mais importante. É o caso do Sucrilhos, confeccionado pela Kellog’s, que conquistou o público mais jovem e se tornou popular. Entretanto,  algumas empresas mesmo conseguindo se destacar nas vendas, não atingem o objetivo de ter o nome que sobressai, como a OMO, marca responsável por criar o primeiro detergente sintético no Brasil.

Quando a marca ganha o status de produto, obviamente se torna mais conhecida e fica na cabeça dos consumidores. Isso, porém, não elimina a concorrência, mas pode tornar a marca favorita entre os outros.

Ter produtos relacionados as marcas é parte das estratégias de marketing das empresas. Entretanto, a tarefa hoje de criar essas associação é mais complicada devida a vasta variedade de opções no mercado. Um dos casos mais recentes é o Google (1998), que é praticamente sinônimo de site de site de busca.

 

+ Outros casos de sucesso de marketing

Assim, muitas marcas já são referência devido ao nome que carregam, como é o caso do Chicletes (goma de mascar), Super Bonder (cola instantânea), Tupperware (compartimento plástico), Leite Ninho (Leite em pó), Miojo (macarrão instantâneo), Durex (Fita Adesiva), Aspirina (Ácido Acetilsalicílico), Leite Moça (Leite condensado), Jet Ski (veículo de circulação sobre água), Maisena (Amido de Milho), Sucrilhos (Cereal), Bombril (Lã de aço), Iogurte (Danone).

Marketing-Produto-marca-sucrilhos

Marketing-Produto-marca-Miojo

 

Quer saber mais? Então entre em contato conosco e descubra junto conosco que o reconhecimento vem junto com o Branding e o Marketing. 🙂

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