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Mensagem de motivação no trabalho: como escrever?

Gestāo, Networking, Pessoas, Storytelling

Mensagem de motivação no trabalho: como escrever?

Mensagem de motivação no trabalho: como escrever?

 

 

Josh Linkner, CEO da ePrize, preocupava-se que seus funcionários se tornariam complacentes, então, resolveu criar uma mensagem de motivação no trabalho.

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A empresa de promoções interativas localizada em Detroit se tornou líder dominante na indústria de promoções on-line quase do dia para a noite.

Em meados dos anos 2000, “tivemos crescimentos duplos e triplos cada ano”, disse Linkner. “Tornei-me preocupado que começaríamos a relaxar com o nosso sucesso anterior e, consequentemente, nossa criatividade diminuiria.”.

Acreditando que “a grandeza é muitas vezes conseguida em face da adversidade, mas nós não tínhamos um concorrente”, Josh elaborou uma mensagem de motivação no trabalho inusitada utilizando conceitos de Storytelling (ler sobre o assunto aqui).

 

+ Criatividade na mensagem de motivação no trabalho

Pensando nisso, surgiu uma luz! Josh Linkner criou um inimigo falso. Em uma reunião de toda a empresa, ele se levantou e anunciou que havia um novo concorrente impetuoso chamado Slither. “Eu disse à todos que essa empresa era maior do que a nossa, mais rápida e mais rentável. Os investidores tinham bolsos mais recheados. A sua pegada era melhor, e eles tinham um poder de inovaçāo nunca visto antes!”.

Essa foi sua mensagem de motivação no trabalho.

A história foi recebida com risadas ao redor da sala (era óbvio para todos que essa concorrente era uma mentira), mas a ideia logo se incorporou dentro da cultura da ePrize.

Para ler mais algumas dicas de como aplicar o Storytelling em marcas, assim como fez Josh, leia aqui.

 

+ Transformação da mensagem de motivação em realidade

Executivos reforçaram a história da Slither com falsos comunicados de imprensa sobre os lucros trimestrais impressionantes do seu concorrente ou injeções de capital, o que logo impulsou a ePrize a buscar o seu melhor. O desempenho melhorou absurdamente. Ou seja, a mensagem de motivação no trabalho funcionou!

“Nosso rival fantasma inspirou nossa criatividade”, diz Linkner. “Em sessões de brainstorming, usamos Slither como modelo. Em vez de dizer, ‘OK, pessoal, temos de reduzir nosso tempo de produção. Como vamos fazer isso?’ Eu digo: como vocês acham que o Slither fez isso? Era dito e feito. Lá estavam os quadros brancos cheios de ideias”. Tcharan! O trabalho em equipe se intensificou!

Para descontrair um pouquinho, os Minions também trabalham em equipe, sabia? Rs.

E aí, o que acha desse storytelling aplicado ao mundo empresarial? Você faria uma mensagem de motivação no trabalho assim?

 

 

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