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Storytelling: como contar histórias inesquecíveis sobre a sua empresa que se vendem sozinhas?

Branding, Comunicaçāo, empreendedorismo, Storytelling

Storytelling: como contar histórias inesquecíveis sobre a sua empresa que se vendem sozinhas?

Storytelling: como contar histórias inesquecíveis sobre a sua empresa que se vendem sozinhas?

 

 

Storytelling corporativo é contar histórias que envolvam seus consumidores em torno da sua empresa ou marca.

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“É silencioso e escuro. James Bond contorna um edifício e seu inimigo mira. Aqui na platéia, batimentos cardíacos aumentam e mãos suam. Eu sei que isso é verdade, pois, em vez de apreciar o filme, eu estou medindo a atividade cerebral de uma dúzia de espectadores. Para mim, a emoção tem uma fonte diferente: eu estou assistindo um balé neural incrível na qual uma linha de história muda a atividade do cérebro das pessoas.”, diz Paul J. Zak, presidente da Ofactor e professor na Claremont Graduate University.

Muitos executivos já descobriram o poder de do Storytelling (contar histórias) em um sentido prático – eles observaram quão convincente uma narrativa bem construída pode ser. Mas o trabalho científico recente é o de especificar como histórias podem mudar nossas atitudes, crenças e comportamentos.

 

+ Storytelling, o ato de contar histórias, e a ciência

Como criaturas sociais, dependemos de outros para a nossa sobrevivência e felicidade. O hormônio oxitocina é, por exemplo, um sinal chave no cérebro que indica que “é seguro se aproximar de outros”. Ele é produzido quando pessoas demonstram ser confiáveis ou bondosos, e isso motiva a cooperação. 

Por meio do reforço do sentimento de empatia, a oxitocina aumenta nossa capacidade de experimentar as emoções dos outros. A empatia é importante para criaturas sociais, porque nos permite compreender a história dos outros e como são susceptíveis de reagir a uma situação, incluindo aqueles com quem trabalhamos.

Mais recentemente, o laboratório de Paul Jak se perguntou se poderiam “hackear” o sistema de oxitocina para motivar as pessoas a se envolverem em comportamentos cooperativos. Para fazer isso, testaram se as narrativas (storytelling) filmadas em video fariam com que o cérebro produzisse o tal hormônio.

Resultado: a quantidade de oxitocina liberada pelo cérebro previu o quanto as pessoas estavam dispostas a ajudar os outros, por exemplo, doando dinheiro para uma instituição de caridade associada com ao storytelling.

 

+ Oxitocina e o storytelling eficiente em Apresentações

Descobriram que, a fim de motivar o desejo de ajudar os outros, o storytelling deve primeiro manter a atenção – um recurso escasso no cérebro – através do desenvolvimento de tensão durante a narrativa. Se a história é capaz de criar essa tensão, então é provável que os espectadores atentos compartilhem das mesmas emoções dos personagens. Isso explica a sensação de domínio que você tem depois que James Bond salva o mundo, e sua motivação para trabalhar depois de assistir os espartanos lutarem em 300.

Por isso, aconselhamos que empreendedores comecem cada apresentação de Power Point com uma história humana e convincente.

+ Por que clientes devem manter a atenção sobre o projeto que você está propondo?

+ Como é mudar o mundo ou melhorar a vida?

+ Como é que as pessoas se sentem quando elas estão completas?

Estes são os componentes que tornam a informação convincente e memorável.

 

+ Storytelling eficiente e a motivação dos funcionários

As histórias também são organizações úteis. Sabemos que as pessoas são substancialmente mais motivadas por finalidades transcendentes de sua organização (como elas melhoram a vida) do que pela sua finalidade transacional (como elas vendem bens e serviços).

O propósito da sua marca é comunicado de forma eficaz através de histórias – por exemplo, descrevendo as situações lastimáveis de reais clientes e como seus problemas foram resolvidos por meio de esforços da equipe empresarial. Faça com que pessoas simpatizarem com a dor do cliente e elas também sentirāo o prazer da resolução – ainda mais se alguns heroísmos entrarem para reduzir o sofrimento ou produzir alegria. Saiba conduzir o Storytelling até mesmo como endomarketing.

 

+ Storytelling: uma história inesquecível sobre a alma da sua marca

Finalmente, não se esqueça que a sua organização tem sua própria história – o seu mito fundador. Uma forma eficaz de comunicar propósito é partilhando um conto.

+ Que paixão levou o fundador a colocar-se numa situaçāo de risco ao empreende?

+ Por que era tão importante e que barreiras tiveram que ser superadas?

Estas são as histórias que, repetidas várias vezes, ficam no núcleo de DNA da organização. Elas fornecem orientação para a tomada de decisões, motivação e pleno engajamento de todos para fazer a diferença na vida das pessoas.

Quando você quer motivar, persuadir, ou ser lembrado, pense sobre o Storytelling e comece com uma história humana de luta e eventual triunfo.  A chave para capturar o coração das pessoas é, em primeiro lugar, atrair seus cérebros. Fica a dica!

 

 

Se quiser a ajuda da 35mm para escrever o storytelling da sua marca, clique aqui.

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Agência de Branding e Marketing Digital em São Paulo – 35mm
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