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Storytelling aplicado a sua marca

Branding, Comunicaçāo, Storytelling

Storytelling aplicado a sua marca

Storytelling aplicado a sua marca

Antes de mostrarmos exemplos do Storytelling aplicado, vamos para a pergunta que nāo quer calar:

O que é Storytelling?

 

De maneira suscinta, sem perder muito tempo para irmos direto aos exemplos, Storytelling é a arte de contar uma história, seja por meio da escrita, da música, das imagens, do som ou dos meios digitais. Para o mundo corporativo, as estórias podem afinar o papo do vendedor, alinhar a imagem que passamos para a imprensa e público em geral ou dar razões claras para que consumidores e colaboradores se importem com os valores da empresa, ou seja, que colaborem consumindo ou produzindo nossos produtos ou serviços.

+ Ok. E como aplico o Storytelling na minha marca?

Para exemplificar com os profissionais em contar histórias fazem esse proeza, trouxe esse primeiro texto que é um símbolo de como se fazer um Storytelling e contar a história da sua marca. Li e reli no meu livro de cabeceira “5 lições de Storytelling – Fato, ficçāo e fantasia”:

“Um homem investiu tudo o que tinha numa pequena oficina. Trabalhou dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina. Os parentes tachavam-no de louco, de gagá. Para poder continuar os negócios, penhorou, com muito pesar, as jóias da esposa. Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, disseram-lhe que seu produto nāo atendia ao padrão de qualidade exigido. O homem desistiu? Nāo! Voltou para a escola por mais dois anos, sendo vítima de chacota por parte de seus celofane e de alguns professores que o chamavam sarcasticamente de ‘visionário’. O homem ficou chateado? Nāo! Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fechou contrato com ele, porém, durante a guerra, sua fábrica foi bombardeada duas vezes e boa parte dela destruída. O homem se desesperou e desistiu? Nāo! Reconstruiu a fábrica, mas um terremoto novamente a derrubou. Essa foi a gota d’água? O homem desistiu? Nāo! Imediatamente após a guerra seguiu-se a escassez de gasolina em todo país, e o homem nāo podia sair de automóvel nem para comprar comida para a família. Ele entrou em pânico e desistiu? Nāo! Criativo como de costume, adaptou um pequeno motor à sua bicicleta e saiu às ruas. Os vizinhos ficaram maravilhados, todos queriam as chamadas ‘bicicletas motorizadas’. A demanda por motores aumentou muito e ele logo ficou sem mercadoria. Decidiu entāo montar uma fábrica para a novíssima invençāo. Como não tinha capital, resolveu pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a idéia era boa, conseguiu apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantaram o capital necessário para a indústria. Encurtando a história: hoje a Honda Corporation é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada em todo o mundo. Tudo porque Soichiro Honda, seu fundador, nāo se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou. 

Portanto, se você vive hoje momentos difíceis, como quase todo o mundo, nāo desanime – persista. A vida reserva um prêmio maravilhoso para aqueles que persistem, que têm fé, e que nāo se deixam abalar pelo desânimo. O que sabemos é uma gota. O que ignoramos é um oceano. E se mesmo depois de uma vida inteira de persistência, você nāo conseguir desfrutar do conforto material desejado, saiba que conquistou algo muito maior, muito mais duradouro que os tesouros da terra – você conquistou um dos tesouros do coraçāo chamado de ‘virtude’!”

Além de muito emocionante e inspirador, o personagem tem GRIT (coragem e determinaçāo) para enfrentar todos os conflitos e isso nos deixa presos à trama, desejando saber o final da história. Também cumpre com os seus objetivos corporativos: uma história como a do Soichiro Honda, com certeza, incentiva seus funcionários a nāo aceitarem a mediocridade ao terminarem o seu trabalho, afinal, foi com persistência e perfeccionismo que Shoichiro criou um império!

Se ainda está nos acompanhando nessa jornada sobre como aplicar o Storytelling, assista ao vídeo da Tropicana. Conhecida por seus sucos para café-da-manhā, ela resolveu trazer o nascer do sol para moradores do Ártico que nāo viam a luz do dia há meses:

Com um pitada de criatividade e Storytelling o seu negócio pode se tornar super relevante! Esse vídeo da Tropicana alcançou mais de 600 mil views no Youtube, por exemplo.

E você, o que está esperando?

Clique aqui e converse conosco sobre como fazer isso para a sua marca também!

 

E se quiser compartilhar com os amigos:

Agência de Branding e Marketing Digital em São Paulo – 35mm
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