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Virais: como fazer marketing viral?

Branding, Comunicaçāo, empreendedorismo, Gestāo, Gestāo de marca

Virais: como fazer marketing viral?

Virais: como fazer marketing viral?

 

 

Fácil é citarmos exemplos de coisas, produtos e/ou campanhas virais que geram comoção social e que conseguem fazer com que as pessoas (clientes, consumidores) sejam divulgadoras da marca, porém difícil mesmo é descobrir como fazer isso acontecer.

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Qual o segredo? Qual a fórmula dos virais? Como criar algo que gere engajamento? Como fazer com que o público e os clientes comprem nossa ideia, e acima de tudo, vendam essa ideia para seus amigos, colegas e conhecidos, gerando assim uma cadeia de divulgação de forma viral? Tentaremos responder…

 

+ Virais são aqueles que as pessoas querem compartilhar!

Poucos produtos conseguem a façanha de estar na boca das pessoas: seja no cafezinho, na conversa dos corredores da “firma”, na mesa de bar, na fila da balada etc. Mesmo com muito dinheiro, propaganda e investimentos em mídias diversas, por vezes não se consegue chegar ao tão sonhado resultado que é estar na “boca do povo”.

Como explicar o sucesso da Barclay Prime (leia o estudo de caso aqui), sendo que 25% dos restaurantes fracassam dentro de 12 meses, e mais de 60% desaparecem nos primeiros 3 anos?

O sanduíche de cem dólares fez o sucesso que fez pelo fato de as pessoas falarem incessantemente sobre ele, mesmo que muitos que tenham falado sobre ele, nem sequer tenham provado, mas mesmo assim queriam falar sobre o tão famoso sanduíche.

“Infelizmente, a maioria dos negócios afunda e a maioria dos movimentos sociais falha em obter força”, conforme afirma Jonah Berger, escritor do livro Contágio.

 

+ Virais ocorrem pela qualidade, preço ou propaganda?

Berger afirma que alguns tornam-se virais porque são melhores, isso é um fato irrefutável, por isso as pessoas preferem ele em detrimento de outro; outro fato está associado ao preço, mas ainda assim, não explica a predileção por um em detrimento de outro. Seria a publicidade a chave do sucesso? Não também!

Bem, se qualidade, preço e publicidade não são as causas do sucesso de um produto, o que será então?

Influencia social, ou seja, o famoso boca a boca meus amigos. As coisas que nos falam, que recebemos por e-mail ou lemos tem grande impacto social sobre a nossa decisão de compra.

Segundo Berger, o boca a boca é responsável por 20 a 50% sobre as decisões de compras dos consumidores.

As pessoas adoram compartilhar histórias, notícias e outras coisas, mas só fazem isso com aquilo que elas se identificam. Elas mostram para sua família, amigos, pessoas no trabalho, enfim, todos que fazem parte da sua rede e do seu ciclo social.

Conseguir com que elas falem sobre o seu produto, serviço e/ou sua campanha é o grande desafio diário. Acredite, não é tarefa fácil, mas também não é impossível.

 

 

Queremos ajudar você nesse caminho. Venha tomar um café conosco e quem sabe possamos montar uma estratégia juntos. Clique aqui!

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Agência de Branding e Marketing Digital em São Paulo – 35mm
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